De que eu preciso para ir a um clube de tiro?

Lucas Silveira é presidente do Instituto DEFESA

Tanto no site oficial do Instituto DEFESA quanto nas redes sociais (Campanha do Armamento), essa organização constantemente convida os cidadãos a comprarem armas, treinarem com armas e visitarem os clubes e estandes de tiro.

Ainda assim, apesar do esforço para esclarecer as pessoas a respeito desse tema e aproximá-las do tiro, muitos ainda têm dúvidas sobre quais procedimentos devem ser tomados antes de visitar um clube, e também quanto às exigências destes estabelecimentos para a entrada de novos sócios ou visitantes.

South Sandy Shooting Range
Portanto, este texto pretende esclarecer, de uma vez por todas, de que você, leitor, precisa para ir queimar um pouco de pólvora no estande de sua preferência.

Em primeiro lugar, vale deixar claro que esses estabelecimentos têm total liberdade para decidir suas regras internas, inclusive aquelas quanto à aceitação de novos membros ou de visitantes externos. Todavia, existe um procedimento que é mais comum aos clubes, e é nesses que se baseia este texto.

Vejamos algumas dúvidas comuns:

1. Preciso ter porte de arma para atirar no clube?

R – Não. Você não precisa ter porte de arma, você não precisa ter registro de arma, você não precisa ter arma. A maior parte dos clubes têm armas para alugar aos visitantes.
girlsandguns_01-474103f097594408a0479a1d6985cbd6932cbfa0-s6-c30

2. Preciso ter feito curso para atirar?

R – Não. Os clubes têm instrutores que acompanham os visitantes e são responsáveis por ensiná-los e manter a segurança na linha de tiro. Visitantes, especialmente os mais inexperientes, não são deixados sozinhos.

3. De quanto dinheiro eu preciso para atirar?

R – Isso varia bastante entre os clubes de tiro. Como regra, para os não-sócios, são cobrados os aluguéis do estande e da arma (se necessário), o preço do alvo e, obviamente, a munição gasta. O preço das munições varia de acordo com o calibre mas, normalmente, os clubes recarregam as munições para oferecer um preço mais acessível aos visitantes.
Você pode consultar nossa lista de clubes e estandes, entrar em contato com o clube de sua preferência e verificar os valores exatos. É provável que, com R$100,00, você consiga acessar e queimar algumas munições em qualquer parte do país.

4. Qual é a idade mínima para frequentar o clube?

R – Essa é a parte em que encontramos maiores dissonâncias entre os clubes. Sabe-se que a legislação exige 25 anos para a aquisição de armas, mas a maioridade é atingida aos 18. Assim, boa parte dos clubes limita a 18 anos a idade mínima dos praticantes.
Felizmente, nem todos os clubes impôem este limite, então existem locais em que se permite a entrada de menores de idade, o que permite que tenhamos atletas de sucesso com 13, 10 ou até 7 anos de idade.
Se você tem menos de 18 anos de idade ou se você quer levar seu filho ou sua filha ao clube, não desanime. Acesse nossa lista de clubes e estandes e encontre um que respeite e a sua liberdade.
Top-Gun-Range-8.284145412_std

5. E quanto aos cursos de tiro? Qualquer um pode fazer?

R – Sim. Basta entrar em contato com a escola organizadora e fazer a sua inscrição.

Como se observa, não há nenhuma razão para que você, seus amigos e sua família não frequentem um clube de tiro. Infelizmente, essa informação é proibida de ser veiculada em determinados horários e meios de comunicação (Decreto 3.665/2000, Art. 268) e, portanto, fica distante da população geral.
Faça a sua parte, ajude a Campanha do Armamento e divulgue esta informação que pode salvar vidas.

232 Replies to “De que eu preciso para ir a um clube de tiro?”

        1. Entendemos que o clube é uma propriedade privada, logo, tem regras próprias.

          Isso não quer dizer que achamos a atitude louvável.

          Ficamos na torcida para que abra um segundo clube na região que trate todos os cidadãos como iguais.

  1. Meus parabéns pela iniciativa!!!
    Meu primeiro disparo com arma de fogo foi com uma 6.35 da minha mãe quando tinha 12 anos!Depois foram tantas que nem me lembro mais, inclusive um rifle Winchester 44 (não me lembro ano dele) do meu pai!!! Mas era uma época em que a população ainda não tinha sido capada pelo governo, época que em uma mesma avenida tínhamos mais de 4 lojas de armas (até o Mappin às vendia), todas expostas para podermos comprar, bem como suas munições. Nem vou entrar na questão da aberração que fizeram com a população brasileira tornando proibitiva a aquisição de uma arma de fogo e da insegurança que vivemos hoje!!!

  2. Bom , percebemos aqui nos comentários, que muitos escrevem de forma errada somente para criar uma farsa dos mesmos. No próprio sistema existe o corretor ortográfico que sublinha a palavra! Então aos desarmamentistas , deixo um abraço. Porte de arma a população de bem . liberdade de expressão.

  3. Procurei esta semana aqui na minha região uma filiação
    Custa 8000 reais a filiação mais um salário mínimo por ano mais toda a documentação para a compra e o valor da arma além de precisar duas indicações de sócios mais o cofre!
    Desistindo!

  4. Uma pessoa de 30 anos esquizofrênica ou psicopata pode entrar num clube de tiro e promover um massacre. É muito inseguro um lugar desses!

  5. voce pode ser maluco ter problemas psicologicos mais atirar
    e ainda comprar quantas balas voce quiser tai o exemplo do adelio
    que dizem que e maluco mais praticou tiro no mesmo lugar que o filho do presidente entao qualquer um pode fazer mau a sua vida ,pois, não existe regulamentação nenhuma do exercito ele nao opina ou se omite

  6. Meu filho tem 18 anos e gostaria de fazer um curso de tiros. Ele pretende também fazer também o curso de instrutor de tiros. Quais as exigências. Obrigado.

  7. Muito bom dia a todos!
    Gostaria de tirar uma duvida;
    Meu nome é Afonso e tenho 25 anos… servi as forças armadas no ano de 2012, localizado em jundiaí… em fim… sou fã dos esporte de combate com armas não letais, como airsoft e paintball….
    O que eu realmente gostaria de saber, é que se eu poderia levar o meu pai para estar praticando e manuseando algum tipo de arma de fogo em um estande de tiro. (obviamente com um instrutor ao nosso lado). o objetivo seria apenas passar um momento inesquecível ao lado do meu pai, pois ele também curte muito essa modalidade…
    se alguem que ja frequentou com algum familiar poder me dar uma luz, ficarei muito grato;
    obrigado a todos pela atenção

  8. Não, civil tbm pode utilizar as Glock geralmente a G25 é a mais usada para porte e G17 para o tiro esportivo, no entanto são pistolas caras, podendo ser substituída pelas Imbel que são bem mais reforçada e que se comportam bem com munição recarregada.

  9. Parabéns pelo texto, muito importante para as pessoas saberem que podem frequentar um clube de tiro sem ser policial ou militar. Com esclarecimento a população, iremos aumentar o número de frequentadores dos clubes e estandes pelo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *