Instituto DEFESA
  • Início
  • O Instituto Defesa
    • Quem somos
    • Transparência
    • Ajude-nos
    • Informações sobre privacidade
    • Termos de uso
  • Informações
    • Dúvidas frequentes
    • Glossário
    • PL 3.722/2012
    • Outros Projetos de lei
    • Legislação vigente
    • Políticos
      • A nosso favor
      • Contra nós
    • Como comprar armas
      • Como comprar uma arma legalmente
      • Lista dos despachantes de armamento
      • Instrutores de armamento e tiro credenciados pela Polícia Federal
      • Psicólogos credenciados pela Polícia Federal
      • Armeiros Licenciados pela Polícia Federal
      • Onde comprar armas
    • Mitos e Verdades
    • Estatística e Ciência
    • Links
  • Nova Loja
  • Clubes de tiro
    • Região Centro-oeste
      • Distrito Federal
      • Goiás
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
    • Região Nordeste
      • Alagoas
      • Bahia
      • Ceará
      • Maranhão
      • Paraíba
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio Grande do Norte
      • Sergipe
    • Região Norte
      • Acre
      • Amapá
      • Amazonas
      • Pará
      • Roraima
    • Região Sudeste
      • Espírito Santo
      • Minas Gerais
      • Rio de Janeiro
      • São Paulo
    • Região Sul
      • Paraná
      • Rio Grande do Sul
      • Santa Catarina
  • Blog
    • Artigos
    • Armas
    • Reação armada
    • Notícias
    • Vídeos
    • Humor
    • História
    • Eventos
    • Eu escolhi viver
  • Fórum
  • Junte-se a nós
30 de agosto de 2013

Posições de Tiro

Posições de Tiro
30 de agosto de 2013

Você pode ter a melhor arma, uma perfeita empunhadura, um saque incrivelmente rápido, uma visada incrível e até mesmo noções perfeitas de estratégia de combate. Todavia, se tudo isto estiver montado sobre uma base ruim, será muito pouco eficiente na hora da necessidade.


Foto: Posição inadequada para o tiro.

 

Isósceles

Foto: Posição Isósceles

 

A posição de tiro conhecida como Isósceles consiste em formar um triângulo isósceles (dois lados congruentes) entre os braços do atirador. Para isso, é necessário que os pés estejam paralelos e apontando direto para o alvo, mais ou menos na largura dos ombros.Nessa posição, os joelhos devem estar ligeiramente flexionados.

A grande vantagem deste método é a precisão horizontal dos disparos: com os pés apontados para o alvo e a arma centralizada em relação ao tronco do atirador, é bem provável que a visada necessite de muito pouco ajuste horizontal. Todavia, o alinhamento vertical pode ficar comprometido, usualmente errado para um local mais baixo em relação a onde se deseja atingir.

Trata-se de posição importante para quem utiliza colete balístico, pois “oferece” ao inimigo a porção mais protegida do acessório (frontal).

Infelizmente, ao mesmo tempo, a posição isósceles também deixa a silhueta do atirador enorme, facilitando a vida de quem deseja acertá-lo.

 

Weaver

Foto: Posição Weaver

 

Inventada por Jack Weaver, a construção desta posição consiste em produzir um afastamento antero-posterior das pernas do atirador, girando ligeiramente o tronco ao apontar o ombro da mão de suporte em direção ao alvo.

Nessa posição, os cotovelos devem permanecer um pouco flexionados e a mão de suporte pressiona a arma contra a mão que efetuará os disparos, mantendo a arma presa.

A vantagem da posição é reduzir a silhueta do atirador, todavia, para aqueles que utilizam colete balístico, tem a desvantagem de “oferecer” ao inimigo exatamente a lateral, menos protegida, do acessório.

 

Weaver Modificado

Foto: Esq.: Weaver Original, Dir.: Weaver Modificado

 

No Weaver Modificado, o braço da mão principal do atirador fica totalmente estendido, proporcionando maior estabilidade à arma, quanto aos recuos.

Isósceles Modificado

 

Há quem fale ainda na posição “Isósceles Modificado”, que se difencia da Isósceles Original na medida em que o centro de gravidade do atirador é deslocado para a frente. Existe uma celeuma sobre as vantagens e desvantagens desta modificação, portanto vamos nos ater à simples menção da técnica.

 

Tática

 

Recentemente “oficializada” no mundo do tiro, a posição que ficou conhecida como “Tática” é a consequência óbvia das observações citadas até o presente.

Ela consiste em um pequeno afastamento antero-posterior das pernas do atirador, porém, mantendo o tronco voltado para o alvo. Isso implica a continuidade da cobertura do atirador pela veste balística e é o padrão que vem sendo mais utilizado por grupos táticos modernos.

 

Considerações Finais

 

Não existe uma posição melhor que a outra. Ao atirador bem preparado é necessário conhecer as características, vantagens e desvantagens de cada uma destas posições para, em uma situação específica, escolher a que melhor se enquadra.

Treinar e experimentar cada uma delas é fundamental não somente na fase de preparação, mas por toda a vida de quem utiliza armas de fogo.

Veja também:

  1. De que eu preciso para ir a um clube de tiro?
  2. Alvos diferentes para a prática do tiro
  3. Modalidades de porte de arma
Compartilhar:

11 comentários

  • Benedito Antonio Pagamisse disse:
    30 de agosto de 2013 às 12:24

    Parabéns muito bem explicadas todas as principais posições de tiro em pé. Na medida do possível publiquem também as variações de tiro ajoelhado e deitado. São bastante interessantes também estas variações. Na busca de abrigo.

    Responder
  • Will Kramer disse:
    30 de agosto de 2013 às 12:25

    Eu gosto sempre de atirar no modo Weaver Modificado, mas os instrutores no clube gostam sempre de indicar a posição de Isósceles! Haha

    Responder
  • JOnhY disse:
    11 de dezembro de 2013 às 11:06

    Atirar com uma mão ao estilo hitman ou cawboi ou com duas armas é uma boa ideia?

    Responder
  • Miguel disse:
    25 de fevereiro de 2014 às 13:01

    Essas posições só servem para treinamento, na hora que o pau come quero ver alguém fazer isso! Experiência própria

    Responder
    • Thyago de Melo disse:
      15 de agosto de 2014 às 10:12

      Na hora que “o pau come” sobrevive o mais consciente. Aquele que está alerta, e, apesar do nível de estresse ser grande, vai seguir para desferir o disparo correto e fatal. Logo, as táticas e posições auxiliam sim.

      Responder
  • PAULO CAVALCANTI disse:
    18 de abril de 2016 às 19:18

    Atirar bem é um conjuntos de ações.
    De nada adianta um item bem feito se os demais não atendem as necessidades.
    A questão posição é um dos itens importantes a realização de um bom tiro.
    Na situação de combate a posição ideal é aquela que condiz com a exigência.
    Do básico, posição isósceles, o resto é adaptação.
    Uma máxima assim diz: ” Lento na preparação e rápido na execução”
    A eficiência é acertar o alvo no primeiro disparo.
    Desperdiçar munição é se expor e cometer erros.
    Paulo Cavalcanti

    Responder
  • antonio disse:
    18 de fevereiro de 2018 às 14:07

    falando em termos simplórios, se chegar a hora do “pau comer”, o que se deve fazer? jogar com a sorte e ver no dá?
    Discordo do argumento do companheiro acima, pois o treinamento e repetição constante das técnicas elevam o operador a um nível de memória muscular ao qual este não conseguira independente que qualquer que seja a situação executar o movimento de outra forma que não seja aquela exaustivamente repetida, e também falo por experiencia própria, sou policial a quase 10 anos, pra mim pura desculpa de polícia acomodado, não treinamos pra polícia, treinamos pra voltar pra casa.

    Responder
  • Pedro Jorge Buarque Moura disse:
    30 de maio de 2018 às 12:17

    Excelentes conceitos. Parabéns pela simplicidade, porém, objetivo e conciso nas dicas.

    Responder
  • JULIO CESAR MOREIRA disse:
    30 de agosto de 2018 às 18:22

    Disciplina e’ sempre bom. Inclusive a neuro-muscular num tiro real. Ruim no stand pior na rua.

    Responder
  • Leonam Carneiro Leão disse:
    24 de julho de 2019 às 14:22

    Sempre existirá controvérsia. A melhor posição é aquela que se treina com aquela determinada arma se consegue alvejar o alvo com eficácia. O atirador, caso exerça (ou não) função profissional que exija uso da arma para defender a própria ou a vida de outrem, deve deve realizar constantes e sucessivos treinamentos específicos, simulando diferentes aspectos, rapidez no saque, posições, locais e oportunidades para estar apto física e psicolocamente na hora da ação. O treino constante e direcionado, preferencialmente com a arma de uso poderá proporcionar menos estresse e maior segurança no momento do tiro. São partes dos fatores de sucesso: O perfeito funcionamento e a munição utilizada na arma.

    Responder
  • Deixe uma resposta Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Categorias

    • A nosso favor
    • Armas
    • Artigos
    • Caça e Pesca
    • Citações
    • Clubes de Tiro
    • Cobre de seu político
    • Contra nós
    • Decisões judiciais
    • Desmontagens
    • Destaque
    • Ebooks
    • Entrevistas
    • Equipamentos
    • Estatística e Ciência
    • Eu escolhi viver
    • Fotos de armas e munições
    • História
    • Humor
    • Imagens
    • Legislação vigente
    • Mitos e Verdades
    • News
    • Notícias
    • Outros
    • Parceiros
    • Parcerias
    • Políticos
    • Projetos de lei em tramitação
    • Reação armada
    • Sem categoria
    • Sobrevivencialismo
    • Técnica e Tática
    • Transmissões ao vivo
    • Treinamento e técnica
    • Vídeos

    Arquivos

    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • dezembro 2019
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • fevereiro 2018
    • janeiro 2018
    • dezembro 2017
    • novembro 2017
    • outubro 2017
    • setembro 2017
    • agosto 2017
    • julho 2017
    • junho 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • janeiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016
    • janeiro 2016
    • dezembro 2015
    • novembro 2015
    • outubro 2015
    • setembro 2015
    • agosto 2015
    • julho 2015
    • junho 2015
    • maio 2015
    • abril 2015
    • março 2015
    • fevereiro 2015
    • janeiro 2015
    • dezembro 2014
    • novembro 2014
    • outubro 2014
    • setembro 2014
    • agosto 2014
    • julho 2014
    • junho 2014
    • maio 2014
    • abril 2014
    • março 2014
    • fevereiro 2014
    • janeiro 2014
    • dezembro 2013
    • novembro 2013
    • outubro 2013
    • setembro 2013
    • agosto 2013
    • julho 2013
    • junho 2013
    • maio 2013
    • abril 2013
    • março 2013

    © 2012-2019
    Instituto DEFESA

    Tv José Perine, 202
    Quatro Barras/PR
    Whatsapp (41) 9637-5073
    Anexo à Academia Brasileira de Armas

    • Home
    • Associados
    • Blog
    • Fórum
    • Loja
    • Treinamento
    • Contato
    • Mapa do site