Repetição, Semi-automático, Automático

Você sabe a diferença entre estes sistemas de funcionamento das armas de fogo?

As armas de fogo podem ser classificadas, quanto ao sistema de funcionamento, em:

  • De Repetição
  • Semi-automáticas
  • Automáticas

Armas com sistema de funcionamento de repetição

As armas de funcionamento por repetição exigem de operador uma ação manual, por seus próprios meios, para alimentar novamente a câmara, com uma munição que pode estar disponível em carregadores, tambores ou tubos/receptáculos.
Na prática, o atirador deve alimentar a arma, ejetar o estojo vazio e colocar uma munição nova na câmara, manualmente, e só então poderá pressionar o gatilho novamente para disparar.
É o caso das carabinas “Lever Action”, como a Rossi Puma, as Espingardas Pump Action, os rifles de ação bolt.

Remington 700

Remington 700

Winchester 1895

Winchester 1895

CBC 8022

CBC 8022

Armas com sistema de funcionamento semi-automático

Nessas armas, a alimentação da câmara é feita utilizando a energia do disparo anterior e os disparos ocorrem a cada pressão da tecla do gatilho. O atirador deve pressionar o gatilho, enquanto o sistema de funcionamento da arma, por meios próprios, retira o estojo usado e reposiciona uma munição nova na câmara.
São armas semi-automáticas as pistolas e alguns modelos de rifles e carabinas.

Pistola Imbel MD1

Pistola Imbel MD1

Rifle CBC 7022

Rifle CBC 7022

Armas com sistema de funcionamento automático

Esse sistema de funcionamento é injusta e altamente controlado no Brasil. Tanto a alimentação da câmara quanto os disparos propriamente ditos são feitos pela própria arma, enquanto o operador mantiver a tecla do gatilho pressionada.
São armas de funcionamento automático as metralhadoras e alguns modelos de carabinas e pistolas.

Submetralhadora Taurus MT 40

Submetralhadora Taurus MT 40

M134 Minigun

M134 Minigun

26 Replies to “Repetição, Semi-automático, Automático”

  1. Achei impressionante eu ainda não tinha ouvido falar destes funcionamentos de armas legal mesmo, vou acompanhar o Alexandre pra aprender diferenciar ,obr

  2. Falar em armas automáticas e citar a M134 Minigun (foto) chega ser covardia. 6.000 tpm, com certeza é o sonho de todo atirador manuseá-la. Mas quer causar um infarto emocional nesse mesmo atirador? Deixe ele manusear a russa GSH 6-23 com seus 12.000 tpm. ;)

    1. Arma de fogo, é apenas mais um instrumento como o arco e flecha, faca, chave de fenda, pedaço de madeira, pedra, dentre outros, que eficientemente utilizados podem ser eficazes pra tirar uma vida. O bom ou mal uso fará a diferença, e este não depende do instrumento em si mas da mente humana. Então qualquer invenção não é pior ou melhor, nós humanos sim.

  3. Prezados, primeiro gostaria de elogiar as pessoas que batalham na recuperação da dignidade de um cidadão ter o Direito de possuir e portar sua arma de fogo, é claro, dentro de responsabilidade cabível caso a utilize de forma ilegal. Mas fico feliz em participar desta “família” a partir de agora. As informações q, quanto

  4. as informações que vocês repassam, é de suma importância àqueles que irão adquirir suas armas e o direito ao porte (que com certeza todos terão esse Direito). parabéns Guerreiros! ADSUMUS!

  5. Muito interessante esse tópico. Sou um admirador do tiro esportivo, e estou percorrendo os trâmites burocráticos impostos pela legislação brasileira, para enfim possuir minha arma de forma legal.
    Sou a favor do cidadão de bem, possuir sua arma, seja para sua defesa, de seu patrimônio e principalmente de sua família; ou que seja para sua recreação. Aquele que tem interesse, busque seu direito. Adquira sua arma!

  6. Muito bom saber um pouco mais sobre essas maravilhas! Sou uma eterna apaixonada por armas! Aaaah, me ajudou bastante em um trabalho do colégio rsrs! Obrigada :*

  7. ola pessoal tenho uma duvida ,no caso do revolver 38 qual tipo de ação que ele é? ja que nessas 3 acima não foi citado revolver ,eu preciso saber porque vou preencher o formulario da sinarm para compra ,ou se não for nenhuma dessas por favor me fale qual o nome da AÇÃO do revolver por favor,obrigado!

    1. É muito comum esse confusão não se pode confundir regime de tiro com funcionamento o revólver tem o regime de tiro intermitente e funcionamento de repetição

  8. Pergunta: Um revolver pode ser considerado uma arma semi-automática, uma vez que o próximo cartucho é posicionado pela ação do disparo anterior?

  9. Amigos,boa noite,
    Tenho uma pergunta para vocês ou para outros usuários q entendam do assunto:qual a diferença entre uma semi-automática e um revolver?grato

  10. Não tenho conhecimento do seguinte, e agradecia que me informa-sem se a arma de repetição que pode ser carregada com 7 cartuchos, pode-se caçar com esta arma na caça grossa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *