Conheça o seu Brasil – Espírito Santo

No segundo artigo da série, vamos conhecer um pouco do estado Espírito Santo.

Quem desejar ajudar a complementar, pois quanto mais rico cada artigo, melhor. Podemos e desejamos adicionar comidas típicas e/ou comuns, gírias, curiosidades, músicas típicas, enfim, as riquezas de cada estado que formam nosso Brasil. Se deseja contribuir envie a informação ou o artigo completo de algum estado que ainda não esteja na série para parrini@defesa.org.

ESPÍRITO SANTO

Produtos que são produzidos e comercializados:

– Petróleo, gás e café – segundo maior produtor do Brasil.

– Siderurgia e mineração – maior exportador do mundo de pelotas de minério de ferro e grande produtor de aço.

– Celulose – sede da maior produtora mundial de celulose branqueada de eucalipto.

 

Entre os produtos mais exportados, estão:

Minérios de ferro aglomerados e concentrados com U$ 32,27 bilhões e corresponde a 41% da participação.

Produtos semimanufaturados de ferro e aço com U$ 11,86 bilhões e corresponde a 15% da participação.

Celulose com U$ 10,2 bilhões e corresponde a 13% da participação.

 

Monumentos, grandes obras ou pontos turísticos:

 

Convento da Penha
O Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, localizado no município de Vila Velha, estado do Espírito Santo. Está situado no alto de um penhasco, a 154 metros de altitude, sendo uma das igrejas mais antigas do estado, cujas obras avançavam aos poucos e tiveram início por volta de 1558, a mando de frei Pedro Palácios.

 

Cristo Redentor
Ponto turístico famoso e muito visitado no estado por quem vai em Mimoso do Sul, esta obra inaugurada em 11 de julho de 1982, teve como construtor o Sr. Antônio Moreira.

 

Monumento da onça-pintada
Localizada na Rua Barão de Monjardim – acesso ao Parque Gruta da Onça, no Centro de Vitória – a escultura remete a uma das principais lendas de Vitória. Segundo a história, um índio que buscava água na fonte foi surpreendido pela onça e fugiu para junto ao Penedo, do outro lado da Baía de Vitória. Desde então, a onça passou a ser guardiã da gruta, continuando a viver em seu interior.

 

 

Eventos, rotas culturais, de passeio e curiosidades:

Folia de Reis
A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal que, trazido para o Brasil, ganhou força no século 19, nas regiões onde a cafeicultura prosperou, sobretudo nas pequenas cidades de Estados como Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Goiás.

Pastorinhas
Pastorinhas ou lapinhas são pastoris da noite de natal, figuras tradicionais em muitos lugares que ainda mantém nossas raízes culturais. Com seus arcos e cestinhas de flores bailam diante do presépio do Deus menino. De chapéus de palha enfeitado e vestidas com blusas brancas e saias xadrez ou todas de branco, elas cantam suas melodias alusivas ao evento.

Pico da Bandeira
Este pico é, de longe, o principal atrativo da Rota do Caparaó Capixaba. Subir até o seu cume, a 2.890 metros de altitude, é o objetivo de 10 entre 10 turistas que visitam a região. E não é pra menos. Todo mundo quer ver com os próprios olhos o que se vê de cima do ponto mais alto do país.

 

Artigo elaborado por Lucas Parrini

 

Fontes e referências:

https://www.es.gov.br/economia-diversificada-2

http://www.ijsn.es.gov.br/component/attachments/download/1708

https://pt.wikipedia.org/wiki/Convento_da_Penha

foto: https://balancacerta.com.br/wp-content/uploads/2018/05/convento-da-penha-balanca-certa.jpg.jpg

http://portalmimoso.com.br/distritos/mimosodosul/

foto: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-d6909482.html#photos;aggregationId=101&albumid=101&filter=7&ff=168736234

https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/12/2018/top-10-conheca-os-monumentos-que-voce-nao-pode-deixar-de-visitar-em-vitoria

https://www.es.gov.br/cultura/folclore#:~:text=O%20Esp%C3%ADrito%20Santo%20tem%20uma,poloneses%2C%20libaneses%2C%20entre%20outros.

https://www.rotascapixabas.com/2012/01/20/a-subida-ao-pico-da-bandeira-pelo-espirito-santo/

foto: https://lh3.googleusercontent.com/-nr6msmS2Y-s/WZJS7OUaR4I/AAAAAAAAWTc/0q9zG7qIbXkwUG4EmG1pb3xvV1lAWhbowCHMYCw/DSCF7056_thumb%255B9%255D?imgmax=800

foto: https://esbrasil.com.br/wp-content/uploads/2011/05/4bf14caa10fe139ac24ea05b35b7b8f6.jpg

foto: guiapicodabandeira.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *