No segundo artigo da série, vamos conhecer um pouco do estado Espírito Santo.
Quem desejar ajudar a complementar, pois quanto mais rico cada artigo, melhor. Podemos e desejamos adicionar comidas típicas e/ou comuns, gírias, curiosidades, músicas típicas, enfim, as riquezas de cada estado que formam nosso Brasil. Se deseja contribuir envie a informação ou o artigo completo de algum estado que ainda não esteja na série para parrini@defesa.org.
ESPÍRITO SANTO
Produtos que são produzidos e comercializados:
– Petróleo, gás e café – segundo maior produtor do Brasil.
– Siderurgia e mineração – maior exportador do mundo de pelotas de minério de ferro e grande produtor de aço.
– Celulose – sede da maior produtora mundial de celulose branqueada de eucalipto.
Entre os produtos mais exportados, estão:
Minérios de ferro aglomerados e concentrados com U$ 32,27 bilhões e corresponde a 41% da participação.
Produtos semimanufaturados de ferro e aço com U$ 11,86 bilhões e corresponde a 15% da participação.
Celulose com U$ 10,2 bilhões e corresponde a 13% da participação.
Monumentos, grandes obras ou pontos turísticos:
Convento da Penha
O Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, localizado no município de Vila Velha, estado do Espírito Santo. Está situado no alto de um penhasco, a 154 metros de altitude, sendo uma das igrejas mais antigas do estado, cujas obras avançavam aos poucos e tiveram início por volta de 1558, a mando de frei Pedro Palácios.
Cristo Redentor
Ponto turístico famoso e muito visitado no estado por quem vai em Mimoso do Sul, esta obra inaugurada em 11 de julho de 1982, teve como construtor o Sr. Antônio Moreira.
Monumento da onça-pintada
Localizada na Rua Barão de Monjardim – acesso ao Parque Gruta da Onça, no Centro de Vitória – a escultura remete a uma das principais lendas de Vitória. Segundo a história, um índio que buscava água na fonte foi surpreendido pela onça e fugiu para junto ao Penedo, do outro lado da Baía de Vitória. Desde então, a onça passou a ser guardiã da gruta, continuando a viver em seu interior.
Eventos, rotas culturais, de passeio e curiosidades:
Folia de Reis
A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal que, trazido para o Brasil, ganhou força no século 19, nas regiões onde a cafeicultura prosperou, sobretudo nas pequenas cidades de Estados como Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Goiás.
Pastorinhas
Pastorinhas ou lapinhas são pastoris da noite de natal, figuras tradicionais em muitos lugares que ainda mantém nossas raízes culturais. Com seus arcos e cestinhas de flores bailam diante do presépio do Deus menino. De chapéus de palha enfeitado e vestidas com blusas brancas e saias xadrez ou todas de branco, elas cantam suas melodias alusivas ao evento.
O Pico da Bandeira
Este pico é, de longe, o principal atrativo da Rota do Caparaó Capixaba. Subir até o seu cume, a 2.890 metros de altitude, é o objetivo de 10 entre 10 turistas que visitam a região. E não é pra menos. Todo mundo quer ver com os próprios olhos o que se vê de cima do ponto mais alto do país.
Artigo elaborado por Lucas Parrini
Fontes e referências:
https://www.es.gov.br/economia-diversificada-2
http://www.ijsn.es.gov.br/component/attachments/download/1708
https://pt.wikipedia.org/wiki/Convento_da_Penha
foto: https://balancacerta.com.br/wp-content/uploads/2018/05/convento-da-penha-balanca-certa.jpg.jpg
http://portalmimoso.com.br/distritos/mimosodosul/
https://www.rotascapixabas.com/2012/01/20/a-subida-ao-pico-da-bandeira-pelo-espirito-santo/
foto: https://esbrasil.com.br/wp-content/uploads/2011/05/4bf14caa10fe139ac24ea05b35b7b8f6.jpg