Instituto DEFESA
  • Início
  • O Instituto Defesa
    • Quem somos
    • Transparência
    • Ajude-nos
    • Informações sobre privacidade
    • Termos de uso
  • Informações
    • Dúvidas frequentes
    • Glossário
    • PL 3.722/2012
    • Outros Projetos de lei
    • Legislação vigente
    • Políticos
      • A nosso favor
      • Contra nós
    • Como comprar armas
      • Como comprar uma arma legalmente
      • Lista dos despachantes de armamento
      • Instrutores de armamento e tiro credenciados pela Polícia Federal
      • Psicólogos credenciados pela Polícia Federal
      • Armeiros Licenciados pela Polícia Federal
      • Onde comprar armas
    • Mitos e Verdades
    • Estatística e Ciência
    • Links
  • Nova Loja
  • Clubes de tiro
    • Região Centro-oeste
      • Distrito Federal
      • Goiás
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
    • Região Nordeste
      • Alagoas
      • Bahia
      • Ceará
      • Maranhão
      • Paraíba
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio Grande do Norte
      • Sergipe
    • Região Norte
      • Acre
      • Amapá
      • Amazonas
      • Pará
      • Roraima
    • Região Sudeste
      • Espírito Santo
      • Minas Gerais
      • Rio de Janeiro
      • São Paulo
    • Região Sul
      • Paraná
      • Rio Grande do Sul
      • Santa Catarina
  • Blog
    • Artigos
    • Armas
    • Reação armada
    • Notícias
    • Vídeos
    • Humor
    • História
    • Eventos
    • Eu escolhi viver
  • Fórum
  • Junte-se a nós
28 de março de 2014

Esporte IPSC. Ensinamentos que preparam para a vida

Esporte IPSC. Ensinamentos que preparam para a vida
28 de março de 2014

Por Alessandra Salazar
Assessora de Comunicação- CBTP
Conheça a Confederação Brasileira de Tiro Prático: https://www.cbtp.org.br/

Esporte é definido pelo dicionário Aurélio como o “conjunto de exercícios físicos que se apresentam sob a forma de jogos individuais ou coletivos, cuja prática obedece a certas regras precisas. Aperfeiçoa as qualidades físicas do homem”. Essa concepção se encaixa perfeitamente dentro das diretrizes do que é o Tiro Prático, regularizado pela Confederação Brasileira de Tiro Prático-CBTP, maior autoridade do esporte no país. A modalidade proporciona equilíbrio perfeito entre o físico e o mental, associa concentração, precisão e rapidez, raciocínio rápido, destreza, força, disciplina, sempre visando principalmente, a segurança dos atletas participantes das competições. Todas essas características são imprescindíveis para a vida, e quanto mais cedo aplicadas, mais se formam cidadãos preparados para a vida.

Para essa I Etapa Sudeste do XXVII Campeonato Brasileiro de IPSC que acontece nesse próximo final de semana, 28 a 30 de março de 2014, oito esportistas menores de idade estão inscritos. Um desses atletas, o estudante amazonense de 13 anos,

Mário Ramos Batista Neto, começou a praticar o esporte por influencia do pai, Mário Ramos Batista Junior, de 41 anos. “O Tiro Prático é um esporte que proporciona ficar junto com a minha família, principalmente meu pai, praticante de IPSC”. Mário foi Campeão Brasileiro Junior em 2013, 5º lugar no Overall pela categoria Light, Campeão Amazonense. Hoje pratica a divisão Standard, com treinos duas vezes por semana. Foi considerado no ano passado o atleta mais novo do desporto. Vê o IPSC como uma janela para o mundo, oportunidade de representar o país em campeonatos de destaque mundial. Crescimento profissional e pessoal. “Por causa do convívio que tenho com outras pessoas, o Tiro me ajudou a amadurecer. Veio complementar algo que eu já havia aprendido no Judô, a maior vitória nem sempre é o primeiro lugar. Há outros valores. Concentração e foco fazem parte do meu objetivo. Além disso, minha responsabilidade com os meus estudos aumentou. Estou em um colégio muito exigente e não decepciono, minhas notas aumentaram”, afirma o jovem. Ainda segundo Mario, o IPSC é um esporte em que ele consegue se divertir muito e ao mesmo tempo, aprender.

Outro jovem que vê o Tiro Pratico como ensinamento para a vida é o Luís Otávio Camargo Leal Barreiros. O estudante paulista de 16 anos, assim como Mário, começou a praticar o esporte no final de 2012 por influência do pai. O adolescente afirma que o esporte tem sido um dos pilares no seu crescimento pessoal. “Requer muita dedicação, seriedade, responsabilidade, enfim muita disciplina. Todos estes fatores fizeram com que eu tivesse um amadurecimento pessoal muito grande. O IPSC me fez mais responsável, mais focado, mais determinado nos meus afazeres do dia a dia. Tive uma sensível mudança na minha vida e posso afirmar, foi para melhor!”, destaca o jovem, um apaixonado pelo Tiro Prático.

Nunca houve nenhum acidente envolvendo o esporte. As exigências para a prática do esporte são muitas e severas. Luis Otavio explicita que essa preocupação que os órgãos responsáveis têm com a segurança no esporte é um adicional que o motiva a praticar sempre o Tiro Pratico. “Para que uma pessoa se torne um atleta da modalidade é necessário ser aprovado em uma série de avaliações, expedidas por um avaliador devidamente registrado na Polícia Federal e no Exército Brasileiro. Sem qualquer tipo de dúvida posso afirmar com propriedade que o Tiro Prático é um esporte extremamente seguro. É maravilhoso. Difícil falar de algo que tanto amo”, conclui o jovem atleta.

MRB
Mário Ramos Batista Neto, estudante, 13 anos.
Filiado à Federação Amazonense de Tiro Prático

Este texto foi extraído do Informativo CBTP enviado em 28 de Março de 2014, com a autorização expressa da presidência da Confederação.

Veja também:

  1. Confira os resultados e as fotos da V Etapa do XXVII Campeonato Brasileiro de IPSC 2014 – Santa Maria/RS
  2. “Caçar não é questão de vida ou morte. É muito mais importante que isso.” Torcedora belga na Copa do Mundo, de 17 anos, que ganhou um contrato para modelar pela L’Oreal é uma caçadora.
  3. Tabela comparativa: arte marcial, esporte, defesa pessoal, ciência de proteção
Compartilhar:

1 comentário

  • João Antonio Carvalho disse:
    8 de abril de 2014 às 12:42

    Se mais jovens estivessem praticando com toda assistência nos eventos e acompanhados de técnicos, já teríamos uma diferença enorme de fatos.

    Responder
  • Deixe uma resposta Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Categorias

    • A nosso favor
    • Armas
    • Artigos
    • Caça e Pesca
    • Citações
    • Clubes de Tiro
    • Cobre de seu político
    • Contra nós
    • Decisões judiciais
    • Desmontagens
    • Destaque
    • Ebooks
    • Entrevistas
    • Equipamentos
    • Estatística e Ciência
    • Eu escolhi viver
    • Fotos de armas e munições
    • História
    • Humor
    • Imagens
    • Legislação vigente
    • Mitos e Verdades
    • News
    • Notícias
    • Outros
    • Parceiros
    • Parcerias
    • Políticos
    • Projetos de lei em tramitação
    • Reação armada
    • Sem categoria
    • Sobrevivencialismo
    • Técnica e Tática
    • Transmissões ao vivo
    • Treinamento e técnica
    • Vídeos

    Arquivos

    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • dezembro 2019
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • fevereiro 2018
    • janeiro 2018
    • dezembro 2017
    • novembro 2017
    • outubro 2017
    • setembro 2017
    • agosto 2017
    • julho 2017
    • junho 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • janeiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016
    • janeiro 2016
    • dezembro 2015
    • novembro 2015
    • outubro 2015
    • setembro 2015
    • agosto 2015
    • julho 2015
    • junho 2015
    • maio 2015
    • abril 2015
    • março 2015
    • fevereiro 2015
    • janeiro 2015
    • dezembro 2014
    • novembro 2014
    • outubro 2014
    • setembro 2014
    • agosto 2014
    • julho 2014
    • junho 2014
    • maio 2014
    • abril 2014
    • março 2014
    • fevereiro 2014
    • janeiro 2014
    • dezembro 2013
    • novembro 2013
    • outubro 2013
    • setembro 2013
    • agosto 2013
    • julho 2013
    • junho 2013
    • maio 2013
    • abril 2013
    • março 2013

    © 2012-2019
    Instituto DEFESA

    Tv José Perine, 202
    Quatro Barras/PR
    Whatsapp (41) 9637-5073
    Anexo à Academia Brasileira de Armas

    • Home
    • Associados
    • Blog
    • Fórum
    • Loja
    • Treinamento
    • Contato
    • Mapa do site