Lista de 09 itens básicos para uma forjaria doméstica

Seguindo o padrão de simplicidade , decidi formular uma lista com as ferramentas que um amador precisa para iniciar os trabalhos de uma pequena forjaria doméstica, capaz de fazer facas, ferramentas e utensílios em aço. Com uma pequena oficina o estudante de sobrevivência pode abrir um leque de novas ações e testes, além do desenvolvimento de material personalizado.

1 – Morsa ou sargento – Não dá para cortar, limar ou polir sem prender a peça de aço, o ideal é uma morsa, mas são caras, então a alternativa são os sargentos, funcionam da mesma forma e com eles qualquer mesa vira uma bancada.

2 – Serra – Muito fácil de conseguir em qualquer loja de ferragens, o arco e a serra são capazes de poupar muito trabalho na hora de dar forma a sua faca

3 – Lima – Se você conseguir uma mola de carro por exemplo (Aço 5160) você faz uma faca com uma lima, basta usinar a peça de aço até obter o fio desejado, estes aços já estão temperados e revenidos e com a dureza exata para uma boa faca.

4 – Lixas – Necessárias para o polimento do fio de corte e do corpo da faca para um bom acabamento.

5 – Bigorna ou batente – Importantes para desempenar uma peça de aço que não esteja alinhada, como as molas, mais comuns, uma bigorna é uma peça cara, mas você pode achar alternativas, qualquer peça pesada e reta de aço vai servir.

6 – Martelo – Um bom martelo é um item comum em qualquer caixa de ferramentas e vai servir para alinhar as peças de aço, dobrar etc.

7 – Forja/Soprador – Para fazer a tempera de facas por exemplo, você precisará aquece-las, para isso servem as forjas, locais onde o calor é muito alto. Sua churrasqueira é uma boa forja a carvão e algo como um secador de cabelos vai fazer oxigenação suficiente para alcançar o ponto de Tratamento térmico da maioria dos metais comuns.

8 – Esmerilhadeira, lixadeira (opcional) – Um moto esmeril, um uma esmerilhadeira vai poupar muito o braço do vivente na hora de desbastar as peças e trabalhar o aço, existem várias opções de ferramentas muito em conta no mercado e vale o investimento para quem tem uma lista grande de peças que quer fazer

9 – Furadeira e brocas – Uma furadeira destas domésticas é capaz de fazer furos de pequeno diâmetro em chapas e peças de aço, assim é possível colocar pinos, passantes e fazer pequenos encaixes.

Com este material você poderá reparar ou criar um grande numero de ferramentas e peças úteis, facas, machados, martelos, alicates, tenazes etc.

Toda preparação tem como necessidade o uso de equipamentos e ferramentas e possuir alguma autonomia na confecção destes itens básicos vai abrir caminho para um desenvolvimento maior das capacidades pessoais e garantir o insumo em tempos de necessidade.

Para mais artigos de cutelaria, visitem nosso canal: https://www.youtube.com/guiasobrevivente.

Abraços!

2 Replies to “Lista de 09 itens básicos para uma forjaria doméstica”

  1. Estou querendo restaurar um lote de umas 40 facas antigas que possuo ,por isso quero ter certeza das ferramentas de que preciso , pretendo fabricar faças: saberiam me informar onde consigo mandar confeccionar a minha marca?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *