Treinamento a distância te permite ser Aluno do melhor Professor do mundo, e não só do melhor da sua cidade.

O

Flavio Gavlouski
Praticante de diversas artes marciais, hoje ministra treinamentos regulares e cursos intensivos nas modalidades de Kombato, Kali, Silat e Boxe Filipino nas cidades de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
Diretor do Centro de Treinamento Gralha Azul, responsável pelo curso de formação de Mentores do sul do país.
Já ministrou diversas aulas, cursos, seminários e workshops em diversas entidades de segurança, como a PMPR, a Força Aérea Brasileira e o Grupamento de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE) do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Paraná (BOPE/PMPR).

mundo muda de forma constante, isso não é novidade para ninguém, porém a cada dia que passa essas mudanças estão se tornando cada vez mais rápidas.

Para você ter uma ideia, em 1860 foi feita a primeira chamada telefônica oficial, no Brasil essa tecnologia só chegou em 1877, e começou a realmente funcionar em escala, apenas em 1880, ou seja, com quase 20 anos de diferença é mais anos do que alguém precisa ter para começar a dirigir. Hoje, você praticamente vê um smartphone novo e mais moderno sendo anunciado quase todos os meses.

Mas o que isso significa? Significa que a necessidade de estar sempre atualizado, sendo capaz de solucionar problemas futuros está cada dia mais difícil de ser acompanhado. Quando você começa a se adaptar a uma nova mudança, ela se transforma novamente.

E uma das formas de potencializar e acompanhar essas mudanças é o ensino a distância. Você deve estar pensando agora: “Lá vêm mais um tentando me vender um curso on-line, eu já disse que essa coisa não funciona!”. E se eu disser que você está enganado, mas não sobre o curso, sobre tudo. Exagero? Continue comigo, que nas próximas linhas eu explico melhor…

Ainda nos dias de hoje muitas pessoas são contra ao ensino a distância, seja ele para aulas, cursos, graduações ou qualquer outro meio sendo on-line. Mas se você parar um pouco para pensar, você saberia me dizer qual foi um dos primeiros meios de ensino a distância do mundo? Foram os livros, exatamente, durante muitos anos, dezenas de milhares de pessoas aprendem novas habilidades através da leitura.

Pare e pense, você não está com o autor ali do seu lado, te ensinando, explicando, corrigindo de forma presencial toda aquela informação que ele está te passando. Agora você pode estar pensando: “Mas tudo bem você ensinar algo como, matemática, física, história ou outros conceitos que não são tão palpáveis, como por exemplo uma técnica de tiro, ou um golpe de uma modalidade de combate”.

Bem, é aí que você se engana novamente, durantes décadas, modalidades de combate, seja ela armada ou não, escreviam livros e manuais para que seus ensinamentos pudessem alcançar ainda mais pessoas interessadas em aprender, e que não poderiam estar com o professor de forma presencial.

É claro que absolutamente tudo na vida se reflete na velha história do cobertor pequeno, que diz que se você cobrir a cabeça você descobre os pés, e se você cobrir os pés, você descobre a cabeça. Algumas pessoas chamam de lado bom e ruim, outras de vantagens e desvantagens. De qualquer forma, para tudo existem os dois lado da moeda.

A vantagem de você ter um professor presencial, é que ele pode corrigir e adaptar seus ensinamentos de forma simultânea conforme você vai aprendendo ou não determinada habilidade. Vale ressaltar que estamos supondo que tal professor, é um excelente profissional, pois se você tiver uma mal professor, não interessa qual plataforma de ensino você use, você continuará não aprendendo nada.

A desvantagem é que você acaba ficando limitado em diversos aspectos, como tempo, local, datas, horários, deslocamento, região etc.

A vantagem do ensino a distância é que você controla todos os fatores acima, e as duas únicas desvantagens são. A primeira já falamos, de se ter um péssimo professor, não importa onde ele esteja, na sua frente ou do outro lado do mundo, você ainda não vai aprender nada. A segunda é se esse professor mesmo que qualificado não te possibilite ter algum tipo de contato com ele. Seja por telefone, carta, e-mail, mensagens, vídeo chamadas etc.

Mas se você tem a flexibilidades de estudar onde e quando quiser, e ainda por cima, tem como entrar em contato com o seu professor para esclarecer dúvidas, ainda sim não é 100% de satisfação, mas com certeza chega bem perto disso.
Um exemplo clássico, mas que só fará sentido se você já teve a decência de preparar alguma coisa na cozinha pelo menos uma vez na sua vida, é um livro de receitas. Você não tem o chefe pegando na sua mão e dizendo exatamente o que você deve ou não fazer com aqueles ingredientes.

Tudo é um processo de aprendizagem, as primeiras vezes sempre vão ficar insatisfatórias, mas se você insistir em melhorar, logo você começa a ter resultados mais positivos sobre suas expectativas. Isso vale para o ensino a distância e presencial.

Quantas vezes você já não errou com seu professor corrigindo e te acompanhando? O ensino a distância funciona da mesma maneira, mas como eu disse, só se torna viável, se o professor permitir o contato com ele para tirar e solucionar dúvidas.

Caso contrário, será como um livro de receitas, onde você jamais saberia onde melhorar já que você não tem como entrar em contato direto com o autor da receita.

Muitas pessoas acham que aulas, não o ensino em si, mas aulas a distância é uma coisa nova, algo do momento. A realidade é que isso já acontece a muitos anos, meu tio avô, em sua juventude realizou um curso de rádio amador por correspondência. Onde todos os meses, ele recebia uma carta com as devidas explicações daquela aula, detalhe, não era um curso para manuseio e sim para construir um.

Logo, podemos dizer que o ensino a distância sempre esteve presente, ele assim como a tecnologia, sofreu uma transformação, e convenhamos, para muito melhor. Antes, para você aprender uma habilidade, você precisaria imaginá-la, sem saber se estaria ou não realmente fazendo a coisa certa.

Se você tivesse sorte, teria algumas imagens, pequenos frames daquela movimentação, técnica ou habilidade a ser executada. Mas hoje, você não apenas tem a possibilidade de literalmente assistir seu professor, vê-lo e ouvi-lo a cores e em bom som. Podendo assistir de novo e de novo quantas vezes forem necessárias.

Nos horários, dias e locais que mais forem convenientes para você, garantindo assim máximo conforto e aproveitamento daquilo que você deseja tanto aperfeiçoar.

“O futuro da educação é a educação a distância, e você poder ser o aluno do melhor professor do mundo e não do melhor da sua cidade” – Murilo Gun

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *